O trabalho em rede é uma prática bastante comum no ambiente empresarial e empresarial. É a construção de uma rede de contatos a fim de criar novas oportunidades de negócios ou outro trabalho, que geralmente é realizada especialmente em eventos organizados para esse fim. Isso é o que se conhece como expansão da agenda, mas com o objetivo claro de atingir metas profissionais.

Atualmente, é algo que é considerado fundamental para que um negócio cresça e se expanda, ou mesmo considere seu nascimento. Muitos eventos destinados a diferentes setores tornam-se o ponto de encontro para muitos profissionais, o que por sua vez os incentiva a começar a forjar laços entre eles, que por sua vez, servir como uma ponte para implementar idéias, forjar colaborações a nível empresarial ou mesmo escalar posições no local de trabalho.

Buscando investidores, recrutando profissionais, até mesmo buscando iniciativas para alocar dinheiro… Há muitos perfis que podemos encontrar quando falamos das pessoas que estabelecem o networking, bem como dos propósitos para os quais ele é realizado (agora vamos falar mais sobre isso). Pôr este conceito em prática é algo frequente e necessário, uma vez que o contacto directo face a face é sempre o melhor veículo quando se trata de algum tipo de relação comercial e/ou profissional.

Para que serve o Networking?

Networking serve para conhecer muitos profissionais que podem ser úteis no futuro. Como dissemos anteriormente, existem vários perfis de pessoas que podem ser encontradas neste campo, que se movem através dos eventos com alguns propósitos específicos. Para uma empresa, é algo que serve para encontrar mais trabalhadores do que para incorporar à sua equipa ou mesmo para ir em busca de investidores. Para os profissionais, é uma forma de estabelecer contato com empresas ou mesmo encontrar projetos nos quais fazer um investimento.

Este elemento é especialmente importante quando se fala de startups e empresários, uma vez que estes são normalmente os principais beneficiários destes possíveis contactos em tantos eventos que ocorrem ao longo do ano em vários sectores.